Quem Somos   Formação   Seminários Clínicos   Serviços   Investigação   Protocolos   Biblioteca   Links   Contactos



Imprimir enviar    

 

Curso de Psicoterapeutas
 

A Formação de Psicoterapeutas na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves* foi iniciada em 1989 e confere e possibilita a especialização em Psicoterapia, segundo o Modelo Integrado Psicoterapia Breve – MIPB. Tem como objectivo geral a aquisição por parte dos Formandos de um conhecimento teórico/prático no domínio da Psicoterapia Breve segundo o MIPB, assim como a capacidade para fundamentar na teoria e na prática, os diversos autores e correntes teóricas que o modelo integra. A integração é a base para a construção de um Psicoterapeuta neste Modelo. A Formação de Psicoterapeuta é composta por:

1.    Psicoterapia individual com carácter didáctico com um Psicoterapeuta Titular Didacta, que deverá ter a duração mínima de dois anos, aproximadamente 100 Horas

2.    Curso teórico com a duração de cinco anos até ao Ano Lectivo 2015/2016. A partir do Ano Lectivo 2016/2017 com a reestruturação ocorrida no presente ano o Curso passará a ter 3 Anos Lectivos mantendo a carga horária de 400 horas.

3.    Actividade clínica supervisionada por um Psicoterapeuta Titular Didacta, com a duração mínima de 150 horas.

4.    Apresentação de um Trabalho Final orientado pelo Supervisor Clínico.

A formação como Psicoterapeuta da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Breves segue as normas Internacionais e Europeias preconizadas pela International Federation for Psychotherapy (FIP) e pela European Association for Psychotherapy, das quais somos Membros Associados.

* Ao abrigo do Protocolo estabelecido com a Ordem dos Psicólogos Portugueses – OPP é reconhecida para efeitos da futura integração na  Especialidade Avançada em Psicoterapia